quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Mais reconhecimento...


Prêmio Benvirá de Literatura Ficção 2010
Revelar novos talentos e
promover a literatura
nacional são propósitos
do Prêmio Benvirá de
Literatura Ficção 2010.
Com a finalidade de estimular a
produção e divulgação das obras de escritores
brasileiros, a Editora Saraiva institui o concurso,
que também abre uma porta do mercado editorial
aos estreantes: o livro selecionado será publicado
 e distribuído em todo o país. Autores já publicados
ou não, de nacionalidade brasileira, poderão participar
 inscrevendo uma obra inédita de ficção, de tema
livre escrita em língua portuguesa.

  Ouvimos falar em premiações para cantores, atores, produtores e afins. Premiações no mundo da literatura são raras e pouco divulgadas. Vamos mudar este quadro





Quer ser premiado?

    Estão abertas as inscrições para o 7º Prêmio Barco a Vapor 2011 de Literatura Infantil e Juvenil organizado pelo Grupo SM. O prêmio é aberto a maiores de 18 anos, de todas as nacionalidades, para autores de obras literárias para o público infantil e juvenil. O prêmio contempla os gêneros romance, novela e narrativa curta (texto único). Obras em verso, peças de teatro e coletâneas de contos não serão aceitos. Inscrições até 30 de dezembro de 2010. Mais informações no site :

http://www.edicoessm.com.br/backend/public/images/SM%20-%20Regulamento%207BV.jpg

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MiXtura Boa...

Onde podemos encontrar análises da relação Mídia/Literatura?
Que tal observar as Mídias falando da Literatura e a Literatura falando das Mídias?





    No livro Reinvenção do Escritor, Sergio de Sá recorre à literatura e a pensadores da comunicação a fim de encontrar respostas para o debate Mídia e escrita literária; Amizade/inimizade. Sergio se posiciona ao lado da ficção. “Em contato com a literatura, o leitor pode se individualizar, se particularizar, e passar a ser um crítico mais contumaz dos próprios meios. O leitor lê essas coisas do escritor que se encena, e o leitor se coloca no papel do escritor, em conflito constante com a realidade. A literatura dá às pessoas a possibilidade de pensar por elas mesmas”, destaca.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Teoria da Literatura

Neste link vocês podem baixar de um ebook importante da área de Literatura.
Teoria da literatura – Roberto Acízelo de Souza

http://ebooksgratis.com.br/livros-ebooks-gratis/tecnicos-e-cientificos/letras-teoria-da-literatura-roberto-acizelo-de-souza/

Livros - Ebooks

 Os ebooks são livros disponíveis na internet. Auxiliam nas pesquisas acadêmicas e faclitam a vida de quem não tem condições de financiar livros impressos. No entanto, isso não vem diminuindo a venda desses livros, o que comprova o fato dos ebooks serem, apenas, uma opção a mais de acesso ao mundo da leitura. Para mais informações, acessem:


http://www.ebookcult.com.br/


 Neste site existem diversos livros eletrônicos organizados por categoria e uma relação de cursos on-line. É mais um exemplo da relação entre o texto escrito e a mídia. Entrem e aproveitem!!!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Importância da Literatura

Este vídeo mostra como os meios eletrônicos podem contribuir para com o acesso à Literatura, tanto no sentido de aproximá-la ao público bem como na produção de conhecimento de quem estuda no sistema EAD.

http://www.youtube.com/watch?v=xhSgdgoVgkI

X Mercado Cultural


Com o tema Utopias para um futuro presente, a décima edição do Mercado Cultural busca um aprofundamento da sua missão histórica de reflexão e ação, troca de experiências e difusão de ideias e projetos. Entre as utopias por nós praticadas este ano, destacam-se a construção de espaços para o exercício da criatividade, a criação de momentos de convívio, o trabalho coletivo e participativo, o vínculo cooperativo entre comunidades de diversas regiões, a valorização da diversidade cultural e da biodiversidade, o respeito ao conhecimento e estéticas de diferentes culturas, o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade e a ênfase na educação e nos processos de crescimento de indivíduos e grupos através do trabalho em rede.
A programação reúne mostras artísticas de música, dança, teatro e artes visuais, além de conferências, encontros, workshops e a Feira de Artes, Artesanatos e Projetos. O evento recebe participantes de diversas partes do mundo, interessados em conhecer uma produção autoral de alta qualidade e discutir sobre as novas perspectivas culturais. A ideia central é a de promover a diversidade criativa apresentando uma seleção qualificada de artistas e facilitando a visibilidade e distribuição de suas obras.
Dando sequência à edição anterior, o X Mercado amplia suas atividades a outros espaços e lugares, visando o incentivo e a divulgação da produção artística e cultural. Saberes e fazeres da cultura popular dialogam com metodologias de diversas origens e nacionalidades, compondo um sofisticado currículo vivo e embasando as ações presentes e futuras do Mercado Cultural.
O projeto começa com uma caravana no município de Ibirataia, nos dias 26, 27 e 28 de novembro, onde se apresentam grupos regionais, nacionais e internacionais, e segue para outras cidades do interior baiano (Dário Meira, Boa Nova, Valentim e Vitória da Conquista) até chegar a Salvador, no período de 2 a 5 de dezembro, para uma programação internacional de espetáculos e conferências. Essa caravana inclui ainda um espetáculo internacional em São Paulo, dia 8 de dezembro.
Na passagem pelo interior da Bahia, os participantes podem vivenciar o trabalho coletivo como parte do processo de construção de um plano de gestão participativa para a região. Exemplos disso são a acolhida comunitária, com a hospedagem de artistas, organizadores e visitantes nas casas dos moradores das cidades sedes do X Mercado, e os grupos formados por indivíduos e associações empenhados na organização de feiras, mostras artísticas, exposições e trilhas ecológicas. É uma experiência de convívio entre culturas, apreciação da diversidade, construção de espaços para a criatividade e formulação de proposições e parcerias.