quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

X Mercado Cultural


Com o tema Utopias para um futuro presente, a décima edição do Mercado Cultural busca um aprofundamento da sua missão histórica de reflexão e ação, troca de experiências e difusão de ideias e projetos. Entre as utopias por nós praticadas este ano, destacam-se a construção de espaços para o exercício da criatividade, a criação de momentos de convívio, o trabalho coletivo e participativo, o vínculo cooperativo entre comunidades de diversas regiões, a valorização da diversidade cultural e da biodiversidade, o respeito ao conhecimento e estéticas de diferentes culturas, o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade e a ênfase na educação e nos processos de crescimento de indivíduos e grupos através do trabalho em rede.
A programação reúne mostras artísticas de música, dança, teatro e artes visuais, além de conferências, encontros, workshops e a Feira de Artes, Artesanatos e Projetos. O evento recebe participantes de diversas partes do mundo, interessados em conhecer uma produção autoral de alta qualidade e discutir sobre as novas perspectivas culturais. A ideia central é a de promover a diversidade criativa apresentando uma seleção qualificada de artistas e facilitando a visibilidade e distribuição de suas obras.
Dando sequência à edição anterior, o X Mercado amplia suas atividades a outros espaços e lugares, visando o incentivo e a divulgação da produção artística e cultural. Saberes e fazeres da cultura popular dialogam com metodologias de diversas origens e nacionalidades, compondo um sofisticado currículo vivo e embasando as ações presentes e futuras do Mercado Cultural.
O projeto começa com uma caravana no município de Ibirataia, nos dias 26, 27 e 28 de novembro, onde se apresentam grupos regionais, nacionais e internacionais, e segue para outras cidades do interior baiano (Dário Meira, Boa Nova, Valentim e Vitória da Conquista) até chegar a Salvador, no período de 2 a 5 de dezembro, para uma programação internacional de espetáculos e conferências. Essa caravana inclui ainda um espetáculo internacional em São Paulo, dia 8 de dezembro.
Na passagem pelo interior da Bahia, os participantes podem vivenciar o trabalho coletivo como parte do processo de construção de um plano de gestão participativa para a região. Exemplos disso são a acolhida comunitária, com a hospedagem de artistas, organizadores e visitantes nas casas dos moradores das cidades sedes do X Mercado, e os grupos formados por indivíduos e associações empenhados na organização de feiras, mostras artísticas, exposições e trilhas ecológicas. É uma experiência de convívio entre culturas, apreciação da diversidade, construção de espaços para a criatividade e formulação de proposições e parcerias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário